No âmbito da implementação do projecto “Acções de Recuperação Pós Idai (APIDAI)” levado à cabo pela União Nacional de Camponeses (UNAC) e financiado pelo parceiro We Effect, no distrito de Nhamatanda, os camponeses membros da Associação Kupwashela e Associação Takhonda Kupondererwa Ifé Akazi, ambos beneficiados pelo programa, estão a produzir neste momento culturas de hortícolas de Couve, Tomate, Repolho e Alface.
O projecto beneficiou nas duas associações um total de 53 pessoas, das quais 10 homens de 43 mulheres assolados pela depressão tropical registada em Março de 2019. Os camponeses prevê arredacar cerca de duas toneladas de repolho e uma tonelada e meia de tomate.
Trata-se de um programa emergencial cujo objectivo era revitalizar a produção e produtividade dos camponeses vítimas do Ciclone Idai, na localidade de Siluvo, província de Sofala, região centro do país.
Para o colectivo de camponeses o apoio contribuiu para aumento da capacidade de produção e produtividade para a subsistência familiar dos membros afectados pelas intempéries.