Decorreu na passada sexta-feira, 28 de Outubro, no distrito de Boane, Província de Maputo, a “IV Feira Agrícola e Gastronómica das Mulheres Camponesas/Rurais” alusiva às celebrações do Dia Internacional da Mulher Rural e do Dia Mundial da Alimentação, que se assinalaram no passado dia 15 e 16 de Outubro, respectivamente.
As comemorações duas efemérides foram marcadas pela marcha e exposição de diferentes produtos agrícolas como hortícolas, tubérculos e frutas designadamente : couve, repolho, batata-doce, matapa, tomate, pepino entre outros.
Durante as reflexões sobre as datas, as mulheres destacaram a necessidade de unirem para a minimização dos desafios na produção de alimentos saudavéis decorrentes das mudanças climáticas, sublinharam ainda que é importante empoderar as mulheres com vista as ocupar posições de liderança com forma de salvaguardar os direitos.
No seu discurso de abertura, a secretária da UNAC, Rabeca Mabuie disse que a questão da mudanças climáticas é uma realidade e afecta principalmente as mulheres por isso, é importante que este extrato social se una cada vez mais para reduzir os efeitos deste fenómeno.
O evento contou com um total de 127 pessoas das quais 15 homens e 112 mulheres da cidade e província de Maputo, tendo participado, para além de camponeses membros da UNAC, o Governo Distrital através dos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE) de Boane, parceiros de cooperação, entre outros.