No âmbito das comemorações do “Dia Internacional na Mulher Rural” assinalado no passado dia 15 de Outubro, respectivamente, a União Nacional da Camponeses (UNAC), participou na passada segunda-feira, 17 de outubro, na celebração alusiva a esta efeméride no distrito de Matutuíne, província de Maputo, um evento que visava sublinhar o papel da mulher rural no desenvolvimento da actividade agrícola, económicos entre outros para o crescimento sócio-económico do país.
Discursando, a secretária da UNAC, Rabeca Mabuie referiu que nesta data, as mulheres rurais ao nível mundial reflectem sobre o seu papel na agricultura, gestão de recursos naturais como a terra, sublinhou ainda que a mulher tem contribuído para o crescimento do país em diversas áreas de desevolvimento com principal enfoque no processamento e venda de produtos agrícolas, na qual ela se envolve para garantir o sustento do seu agregado familiar.
Na ocasião, o Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, enalteceu o papel da mulher na produção agrícola e reiterou que ainda prevalecem desafios que esta camada enfrenta, entretanto há necessidade se continuar a empoderar a mulher e emacipá-la em vários sítios sociais.
Refira-se que a efeméride decorreu Sob o lema “ Não Deixe ninguem para trás. Melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor para todos”.